Página Inicial > Divulgação > Notícias > Tabajara e Tapuio-Itamaraty (PI) celebram documentação de sua cultura material

Tabajara e Tapuio-Itamaraty (PI) celebram documentação de sua cultura material

Durante dez dias, o Museu do Índio e a Rede Indígena de Memória apoiaram as atividades de pesquisa e registro dos conhecimentos e saberes dessas etnias com o objetivo de fortalecer a produção da cultura material dessas comunidades.

O trabalho envolveu a produção de objetos de uso cotidiano com as pessoas mais velhas que ainda guardam as técnicas aprendidas com os antepassados e as vêm ensinando às novas gerações. Como parte da parceria com o Museu do Índio, os jovens também foram qualificados para realizar pesquisa e gestão museológica. Foram realizados registros fotográficos e audiovisuais de todo o processo de pesquisa, incluindo as técnicas de produção, os principais produtores, os conhecimentos e saberes, os espaços de produção e os locais de extração de recursos no território, entre outras informações.

Além de desenvolver ações de salvaguarda do patrimônio cultural dessas comunidades, o apoio técnico do Museu do Índio também contribui para o reconhecimento das culturas Tabajara e Tapuio-Itamaraty. Está entre as principais ações do Museu do Índio apoiar iniciativas para a preservação de bens culturais e saberes dos povos indígenas, sobretudo daqueles em situação de vulnerabilidade sociocultural.

Para celebrar a conclusão desse processo de registro de saberes e conhecimentos da cultura material, a Associação dos Povos Indígenas Tabajara e Tapuio-Itamaraty de Nazaré promove uma festa no dia 19/06/2018, na Lagoa de São Francisco, Piauí.

No dia 20/06, o historiador e antropólogo Alexandre Gomes, doutorando da Universidade Federal de Pernambuco e colaborador do projeto de registro e documentação das culturas indígenas, desenvolvido pelo Museu do Índio, profere palestra no Museu do Piauí sobre as diversas comunidades indígenas espalhadas pelo estado e que ainda hoje vivem as tradições. Saiba mais aqui.

Programação do dia 19/06, na comunidade Nazaré, Lagoa de São Francisco:
8h – Oficina de montagem do material de registro audiovisual
10h – Reunião de formalização do Núcleo Gestor e Educativo do Museu Indígena Anízia Maria
14h – Oficina de patrimônio e transmissão de saberes
17h – Início da festa de encerramento com apresentação do Núcleo Gestor e Educativo do Museu Indígena Anízia Maria, dos povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty da comunidade Nazaré
18h – Apresentação das atividades de pesquisa e registro dos saberes e conhecimentos associados à produção da cultura material na comunidade indígena Tabajara e Tapuio-Itamaraty de Nazaré
18:30h – Apresentação do registro audiovisual dos conhecimentos e saberes
19h – Apresentação da coleção de objetos que será doada para o acervo do Museu do Índio
20h – Ritual Roda de Toré
20:30h – Encerramento com apresentação de danças e cantos.

Comunicação Social/MI
19/06/2018