Página Inicial > Divulgação > Notícias > Exposição virtual Baniwa na plataforma Google Arts & Culture

Exposição virtual Baniwa na plataforma Google Arts & Culture

Em "A Arte da Cerâmica das Mulheres Baniwa", o Museu do Índio apresenta, por meio de fotografias e material audiovisual, na Plataforma Google Arts & Culture, a tradição desse povo indígena que habita a região do Alto Rio Negro, noroeste da Amazônia brasileira.

No ano de 2014, um grupo de mulheres baniwa buscou o Museu do Índio para recuperar sua tradição cerâmica. Este complexo saber estava em vias de desaparecimento. No Museu, elas encontraram um acervo formado pelas suas antepassadas e, de volta à aldeia, se reuniram para recuperar os laços entre as técnicas, o conhecimento territorial e ritual.

A documentação, organizada pelo pesquisador Thiago Oliveira, foi produzida no âmbito do sub-projeto de Documentação da Cultura material e imaterial dos índios Baniwa do Alto Rio Negro _ ProdCult Baniwa – Hohodeni e faz parte das ações do Museu do Índio/FUNAI voltadas para a salvaguarda e a divulgação das culturas indígenas brasileiras.

Comunicação Social/MI
15/05/2018