O Museu do Índio, nos dias 3 e 4 de abril, presente no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET – RJ,
junto com três artesãos Mbyá Guarani: Iracema Garcia da Aldeia Paraty Mirim – RJ , Ronaldo Mariano e Ivanilde Silva, de Rio Bonito, Ubatuba - SP.
Os Mbyá e 65 alunos do Ensino Médio puseram as mãos na palha e na madeira. Juntos, confeccionaram cestas, entalharam bichinhos e teceram pulseiras de miçanga, conforme a tradição Mbyá.
As oficinas desenvolvidas pelos Mbyá objetivam divulgar seus saberes tradicionais junto a estudantes da rede pública. E, ainda, falar da presença indígena no Estado do Rio de Janeiro. Fazer objetos juntos favorece a troca de ideias e o diálogo, favorecendo a valorização e o respeito pela diversidade cultural, em especial , pelo modo de vida Mbyá tradicional.
Dias 3,4,17,18,24,25 de abril
Programação: Convidados indígenas - cineastas, fotógrafos, artistas visuais, músicos, escritores, professores e pesquisadores - desenvolvem atividades com os estudantes, nas escolas, a partir de um roteiro prévio, diferenciado e direcionado de acordo com o segmento e a faixa etária. Toda a atividade é acompanhada por um servidor do Museu do Índio/FUNAI que apresenta o convidado à comunidade escolar, e fala a respeito da instituição, seus acervos, sua missão, valores e função social.
Escolas: CIEP Samuel Winer; Escola Municipal Prof. Vilmar Bastos Furtado; Escola Municipal Praia da Bandeira; Escola Municipal Santos Dumont; Escola Municipal General Sampaio; Escola Municipal Aristides Arruda.
Comunicação Social - SEGAB
04/04/2018
Atualizado em 13/04/2018