Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > Em foco: a documentação linguística

Em foco: a documentação linguística

O  Museu do Índio (RJ) / FUNAI promove  a Oficina "Multilinguismo em pequena escala (sistemas e contextos)"

sob coordenação das professoras Kristine Stenzel (UFRJ), Bruna Franchetto (UFRJ / Coordenadora Científica do Projeto de Documentação de Línguas) e Friederike Lüpke (University of London). O evento, que acontece no período de 21 a  25 de agosto, pretende descrever, analisar e comparar sistemas e contextos de multilinguismo indígenas na Amazônia, discutindo metodologias específicas para a documentação e a organização de bases de dados.

Outra atividade, nesse mesmo período,  é o "Curso Idiomas Indígenas brasileiros: documentação, manutenção da linguagem e revitalização" - que conta com a presença de alunos da Universidade de Toronto -, coordenado pela professora da UFRJ e da Universidade de Toronto, Suzy Lima. A iniciativa apresenta consultoria das representantes indígenas Anari Braz Bonfim (Pataxó), Nelly Duarte(Marubo), Sandra Benite (Guarani) e Francinéia Fontes (Baniwa). 

curso2

Workshop com a presença de consultoras das etnias Pataxó, Marubo, Guarani e Baniwa

 

Multlinguismo2

Em pauta, a documentação linguística, na Oficina Multilinguismo, reunindo pesquisadores de diversas instituições brasileiras

 

Cristina Botelho

Comunicação Social - 23/08/2017