O Museu do Índio (RJ) / FUNAI promove a Oficina "Multilinguismo em pequena escala (sistemas e contextos)"
sob coordenação das professoras Kristine Stenzel (UFRJ), Bruna Franchetto (UFRJ / Coordenadora Científica do Projeto de Documentação de Línguas) e Friederike Lüpke (University of London). O evento, que acontece no período de 21 a 25 de agosto, pretende descrever, analisar e comparar sistemas e contextos de multilinguismo indígenas na Amazônia, discutindo metodologias específicas para a documentação e a organização de bases de dados.
Outra atividade, nesse mesmo período, é o "Curso Idiomas Indígenas brasileiros: documentação, manutenção da linguagem e revitalização" - que conta com a presença de alunos da Universidade de Toronto -, coordenado pela professora da UFRJ e da Universidade de Toronto, Suzy Lima. A iniciativa apresenta consultoria das representantes indígenas Anari Braz Bonfim (Pataxó), Nelly Duarte(Marubo), Sandra Benite (Guarani) e Francinéia Fontes (Baniwa).
Workshop com a presença de consultoras das etnias Pataxó, Marubo, Guarani e Baniwa
Em pauta, a documentação linguística, na Oficina Multilinguismo, reunindo pesquisadores de diversas instituições brasileiras
Cristina Botelho
Comunicação Social - 23/08/2017