Página Inicial

Começou o curso Dimensões das Culturas Indígenas

Com a aula do advogado terena,  Luiz Henrique Eloy Amado, teve início nesta segunda-feira (20/07), o curso Dimensões das Culturas Indígenas.

O tema central dos debates este ano é  "Protagonismo indígena em educação, literatura e política".

Morador da aldeia Ipegue(MS) e doutorando em Antropologia Social, o professor Luiz  Amado falou sobre "Terra tradionalmente ocupada: o local de direitos coletivos".

Durante a palestra, o advogado fez uma análise histórica desde o Brasil colônia até a república, antes da Constituição de 88, quando os índios brasileiros eram considerados legalmente incapazes para o exercício da vida civil. Ele destacou o avanço que representou as mudanças na carta constituinte, quando foi reconhecido o direito do índio de falar por si. No entanto, segundo o advogado, apesar da Constituição federal ser soberana em relação a todas as outras leis, os direitos dos índios ainda não são respeitados como deveriam . Ele apontou como uma das soluções, a formação acadêmica dos povos indígenas, para que possam assumir a defesa de seus interesses e usar os conhecimentos adquiridos em prol de suas comunidades. De acordo com o Luiz Amado, existem ,hoje, só em Mato Grosso do Sul, 930 acadêmicos indígenas, em diversas áreas de atuação.

O professor terena também explicou, em detalhes, os trâmites administrativos necessários ao processo de demarcação de terras, lembrando os inúmeros desafios que as comunidades indígenas têm enfrentado ao longo de sua história.

Ao final do encontro foi aberto o debate e Luiz Amado respondeu perguntas formuladas pelos alunos. As discussões giraram em torno de questões como autodemarcação, políticas públicas e direito de propriedade, entre outras. Também foi sugerida , pelos participantes, a elaboração de uma moção em apoio a luta dos povos indígenas, a ser redigida ao final do curso.

As aulas acontecem até 31 de julho no Museu do Índio.

Comunicação Social/ MI
21/07/2015