Página Inicial > Divulgação > Notícias > Em abril, Museu do Índio no Porto Maravilha

Em abril, Museu do Índio no Porto Maravilha

O evento Artes Indígenas do Museu do Índio apresenta, em abril, no Circuito Bhering, em Santo Cristo, no Rio,  variada programação cultural, além da exibição de coleções etnográficas, fotos e filmes produzidos por indígenas de vários povos em suas aldeias.

O material é parte do acervo do Museu do Índio/FUNAI.

Os artefatos e os grafismos estão presentes nos diferentes momentos da vida social e cultural dos povos indígenas. O Museu do Índio apresenta, na exposição, essa riqueza estética aplicada em diversos suportes como cestarias, cerâmicas, esculturas, adornos, ritos cotidianos e grafismos de 30 etnias, entre elas Wajãpi, Asurini do Xingu, Kuikuro, Karajá, Ashaninka e Kadiwéu.
Na mostra "Artes Indígenas - Expressão Gráfica", há fotografias e indumentária dos povos Ashaninka (AC) e Maxakali (MG), bonecos Karajá (GO, MT, PA, TO), bancos e máscaras rituais produzidas por povos que habitam o Parque do Xingu (MT), cestos confeccionados pelos Kuikuro (MT) e cerâmicas da etnia Kadiwéu (MS), além de painéis com Arte Kusiwa, dos Wajãpi do Amapá.
Destaque para a Arte Kusiwa, dos Wajãpi, do Amapá, que teve, recentemente, revalidado o título de Patrimônio Cultural Imaterial, pelo IPHAN. O bem foi inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2002 e, em 2003, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O Museu do Índio trabalha no sentido de despertar no público o entendimento de que as manifestações estéticas dos povos indígenas - nas artes gráficas e nos ornamentos corporais - transmitem seus modos de vida e concepções de mundo.

Programação Gratuita

08/04, sábado:

16h - apresentação do Coral Guarani Mbyá de Paraty Mirim / RJ (aprox. 15 minutos)
18h30 - apresentação do Coral Guarani Mbya de Paraty Mirim / RJ (15 minutos)

15/04, sábado:

16 às 19h - oficinas de cestaria e esculturas em madeira com artistas Guarani Mbya da Aldeia Itaxi de Paraty-Mirim/RJ

19/04, Dia do Índio, quarta-feira:

14 às 17h - oficinas de cestaria e esculturas em madeira com artistas Guarani Mbya de Paraty-Mirim / RJ
16h30min. - apresentação do Coral Guarani Mbya de Paraty Mirim / RJ (15 minutos)

22/04, sábado:

14:30 às 17h30min. - oficinas de cestaria e esculturas em madeira com artistas Guarani Mbya de Paraty-Mirim / RJ

29/04, sábado:

15h30min. - apresentação do Coral Guarani Mbya de Paraty Mirim / RJ (15 minutos)
17h30min. - apresentação do Coral Guarani Mbya de Paraty Mirim / RJ (15 minutos)

Museu do Índio no Circuito Bhering - 1º a 29 de abril
Mostra "Artes Indígenas – Expressão Gráfica", no 3º andar
Loja do Museu do Índio

Além das apresentações do coral e das oficinas, durante todo o mês de abril, de 3ª a 6ª, de 9h às 17h, e aos sábados, de 13h às 20h, o público pode visitar a mostra "Artes Indígenas – Expressão Gráfica" e a Loja do Museu do Índio.

Local: Rua Orestes, 28 - Santo Cristo / Rio de Janeiro/RJ

Museu do Indio no Circuito Bhering Fotos Paulo Mumia 0028