Página Inicial > Divulgação > Notícias > Museu do Índio e Cefet/RJ juntos na SNCT 2016

Museu do Índio e Cefet/RJ juntos na SNCT 2016

"Ciência Alimentando o Brasil" é o tema escolhido para a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Museu do Índio participa da iniciativa apresentando a exposição "Jogos Indígenas • O Corpo em Rito" no campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

A mostra leva ao público registros imagéticos que retratam momentos vividos e compartilhados entre as muitas etnias que estiveram presentes nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas - JMPI, realizados em outubro de 2015 na cidade de Palmas, Tocantins.

Painéis fotográficos, silhuetas recortadas e objetos etnográficos apresentam jogos tradicionais, como o JIKUNAHATI, ou "cabeçabol", dos Paresi, o JAWARI e a luta HUKA HUKA dos povos Xinguanos, e o RONKRÃ, dos Kayapó, em meio a competições amistosas, como cabo de força, corrida, canoagem, arco e flecha, arremesso de lança, e o popularíssimo futebol.

As imagens foram registradas pelas lentes do fotógrafo Paulo Múmia. A coordenação do projeto da exposição é assinada pela antropóloga Chang Whan e pela designer Simone Melo.

Mais informações sobre esse projeto estão disponíveis no Instagram. Basta clicar aqui.
DSC 0016bx DSC 0023bx

A parceria com o Cefet/RJ para a participação na SNCT 2016 faz parte do esforço do Museu do Índio/FUNAI para a divulgação das culturas indígenas do Brasil com foco na valorização da riqueza multiétnica que compõe a sociedade nacional, contribuindo para o fim do preconceito contra esses povos.

Para informações sobre a programação completa do Cefet/RJ clique aqui.

mi-viajando seloServiço: SNCT2016

Exposição: Jogos Indígenas • O Corpo em Rito
Quando: 18 a 21/10/2016
Onde: Cefet/Campus Maracanã - Av. Maracanã, 229 - Maracanã – Rio de Janeiro/RJ, telefone: (21) 2566-3022.
Realização: Museu do Índio/Funai.

Comunicação Social-MI
Fotos: Clécia Borges