Página Inicial > Divulgação > Notícias > Arte, Educação E Direitos é o tema do CURSO DIMENSÕES 2016

Arte, Educação E Direitos é o tema do CURSO DIMENSÕES 2016

Estão abertas as inscrições para o Dimensões das Culturas Indígenas, curso de férias tradicional que o Museu do Índio realiza desde os anos 1970.

A edição 2016, que tem como tema Arte, Educação E Direitos, reunirá representantes indígenas de diversas etnias, cineastas, escritores, e professores-doutores da UFRJ, UFF, USP e UFJF. As aulas acontecerão de 11 a 22 de julho, das 14 às 17 horas.

Folder convite Dimensoes 2016-image002

Programação:

11/7 – Paumari – Um Povo Indígena Da Amazônia Ocidental. Palestrante: Profa.Dra. Oiara Bonilla (UFF)
12/7 – Museus E Coleções Etnográficas. Palestrante: Prof.Dr. Edmundo Pereira (Museu Nacional/UFRJ)
13/7 – Laudos Antropológicos De Terras Indígenas E Quilombolas. Palestrante: Profa.Dra. Eliane Cantarino (UFF)
14/7 – Arte Indígena. Palestrante: Prof.Dr. Carlos Fausto (Museu Nacional/UFRJ)
15/7 – Mesa Redonda – Cinema Indígena Contemporâneo. Participantes: Divino Tserewahu Xavante, Juanahu Karajá Tori, Suely Maxacali e Alberto Álvares Guarani

18/7 – A Organização Social Dos Povos Indígenas No Brasil. Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Viveiros De Castro (Museu Nacional/UFRJ)
19/7 – O Projeto Vídeo Nas Aldeias E A Formação De Cineastas Indígenas. Palestrante: Vincent Carelli (cineasta, diretor e idealizador do Vídeo Nas Aldeias)
20/7 – A Presença Do Invisível – Povos Indígenas Do Oiapoque. Palestrantes: Profas. Dras. Lux Vidal e Esther De Castro (USP)
Às 18 horas, lançamento do catálogo da exposição A Presença do Invisível, organização Lux Boelitz Vidal, José Carlos Levinho e Luís Donisete Benzi Grupione.
21/7 – Conhecimentos Tradicionais Indígenas. Palestrante: Ailton Krenak (líder indígena, Doutor Honoris Causa da UFJF)
22/7 – Mesa Redonda – O Estudo De Línguas Indígenas. Participantes: Márcia Nascimento Kaingang (Doutoranda em Linguística pela UFRJ) e Mutua Mehinaku (Mestre em Linguística pelo Museu Nacional/UFRJ), Mediador: Prof. Dr. Marcus Maia (UFRJ).

Inscrições a partir de 01 de junho no Museu do Índio/Coordenação de Divulgação Científica
Rua das Palmeiras 55 – Botafogo – Rio de Janeiro/Rj – CEP 22.270-070 – tel. 21-3214-8718 - e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horário de inscrição: segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:00 horas.
Taxa de inscrição:
Profissionais – R$ 300,00;
Estudante (comprovação obrigatória) – R$ 150,00.
Todos os alunos receberão publicações do Museu Do Índio

Saiba mais sobre os tradicionais cursos do MI aqui.

curso ferias

31/05/2016