Alunos do Oca Digital acompanham seminário no Sul da BA e publicam no site da revista
Uma parceria entre Caros Amigos e o projeto Oca Digital traz ao site da revista a cobertura do IV Seminário Internacional de História e Cultura Indígena – Índio Caboclo Marcelino, que acontece desta quinta a domingo (27 a 30) nas Aldeias Itapoã e Gwarini Taba Atã, em Olivença (BA). Textos, fotos e vídeos serão produzidos pelos próprios indígenas que participam do Oca Digital e publicados no site de Caros Amigos.
Lideranças
Promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o seminário reúne lideranças nacionais e estrangeiras em debates sobre direitos, reconhecimento étnico, demarcação de terras e outros. No Sul da Bahia, os tupinambás e pataxós lutam por suas terras tradicionais e promovem atualmente a retomada de seus territórios.
Índios na visão dos índios
Durante o seminário será lançado o livro “Índios na visão dos índios - Memória”, de autoria coletiva de sete povos indígenas, que se diferencia por apresentar uma visão de mundo onde a memória não pode ser separada da natureza, do sagrado e da terra.
No encerramento, domingo (30), está prevista a Caminhada Tupinambá em Memória aos Mártires do Massacre do Rio Cururupe e ao Índio Marcelino, para lembrar massacre indígena promovido pelo governador Mem de Sá em 1559, e descrito por ele mesmo em carta ao rei de Portugal que "o mar havia ficado vermelho com o sangue dos gentios".
O seminário leva o nome de Marcelino, liderança indígena que nos anos de 1930 lutou contra a invasão de suas terras tentando impedir a construção de uma ponte sobre o rio Cururupe - foi seqüestrado, torturado e morto por agentes do Estado.