Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > RCA apoia realização de Simpósio sobre usos da internet em comunidades indígenas

RCA apoia realização de Simpósio sobre usos da internet em comunidades indígenas

A Rede de Co operação Alternativa (RCA - Brasil) é uma das apoiadoras do 1º. Simpósio sobre usos da internet em comunidades indígenas no Brasil, promovido pelo Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da Universidade de São Paulo. Membros de organizações indígenas integrantes da RCA irão participar dos debates que ocorrerão na cidade universitária da USP, de 24 a 26 de novembro de 2010.

Ainda incipientes em meados dos anos 2000, os projetos de inclusão digital em comunidades indígenas no Brasil ultrapassavam a centena no final de 2009 e de acordo com planos do Ministério da Cultura, este número deveria dobrar até o final deste ano. Diante dessa expansão e da sistematização desses programas, a realização de um simpósio indígena sobre usos da internet em comunidades indígenas pretende reunir na Universidade de São Paulo um grupo de 25 a 30 pessoas oriundas de comunidades indígenas de todo o país para trocar experiências e avaliar o impacto do uso da internet no dia-a-dia das comunidades indígenas. Os debates terão o formato de rodas de conversas, alternando entre o trabalho em grupos temáticos e as apresentações / discussões coletivas, e terão lugar no Núcleo de História Indígena e do Indigenismo (NHII) e no Laboratório da Imagem e do Som em Antropologia (LISA), ambos no campus da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo.
Além de observação presencial por parte da comunidade científica, haverá transmissão dos debates pela internet numa página do evento, a qual, entre outras funções, oferecerá aos internautas a possibilidade de interagir com perguntas enviadas para um moderador. Isso permitirá a um público amplo – inclusive aos moradores das próprias comunidades indígenas – de acompanhar os debates de onde estejam. A tarde do último dia será dedicada a responder às perguntas dos presentes, bem como àquelas enviadas por meios eletrônicos, que serão selecionadas por um moderador. www.usp.br/nhii/simposio
Local de realizaçãoo Antiga Biblioteca do Prédio de História e Geografia da FFLCH-USP, Cidade Universitária, USP, São Paulo.

Programação MódulosMódulo 1: internet do ponto de vista da comunidade: Quem está envolvido; importância e papel da comunicação; projetos de inclusão digital: como nasceram,iniciativas, gestão dos projetos e organização das parcerias; durabilidade e sustentabilidade técnica; dificuldades e problemas; sugestões.

Módulo 2: o mundo virtual – I: Troca de experiências no uso da internet; modos de interação; redes de interlocutores;

Módulo 3: o mundo virtual – II: Ferramenta existentes; construção do diálogo virtual; internet: canal de informação ou de expressão?

Módulo 4: síntese: internet pra quê?: Usos políticos e usos sociais; análise de resultados; conjecturas; possibilidades e utopias; problemas e dificuldades; demandas e sugestões.

Quarta, 24/11/2010manhã (09:00 – 13:00): abertura, palavras dos organizadores, 1a. rodada – apresentação dos participantes e dos projetos de inclusão digital existentes em suas comunidades e 2a. rodada – definição das pautas específicas, a serem organizadas em função dos módulos
tarde (14:00 – 17:00): internet na comunidade, 3a. e 4a. rodada

Quinta, 25/11/2010manhã (09:00 – 13:00): o mundo virtual – I, 5a. e 6a. rodada
tarde (14:00 – 17:00): o mundo virtual – II, exibição do filme "Indígenas Digitais", 7a. rodada

Sexta, 26/11/2010
manhã (09:00 – 14:00): síntese: internet pra quê?, 8a. rodada
tarde (14:00 – 18:00): respondendo às perguntas feitas durante todo o simpósio via internet, escolhidas por um moderador, bem como às perguntas das pessoas presentes, que não participaram dos debates, encerramento e palavras finais

Participantes expositores
Membros de comunidades indígenas beneficiadas por projetos de inclusão digital e envolvidos pessoalmente na realização, organização ou administração desses projetos, ou ativos no uso da internet.


Rede.RCA