Museu do Índio Portal Brasil CGU - Acesso à Informação
Trocar cores de fundo Fundo branco Fundo cinza Fundo marrom Fundo vermelho Fundo amarelo Fundo verde

projeto antigos aldeamentos 04-2015 fotos paulo mumia 0012

Página Inicial > Divulgação > Notícias > V Encontro Indígena de MT

V Encontro Indígena de MT

Palestras, oficinas, exposições de materiais indígenas e apresentações culturais. Assim será o V Encontro Indígena de Mato Grosso realizado pelo Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto ECOSS) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT).

A programação tem início no dia 16 de abril e se estende até o dia 19, data em que se comemora o Dia Nacional do Índio. O evento acontece no Museu Casa Dom Aquino, localizado na Avenida Beira Rio.

Para este ano a programação conta com uma série de atividades entre mesas redondas, palestras, oficinas, exposições de materiais indígenas, paleontológico e arqueológico, apresentações de danças e cantos de diferentes culturas indígenas e venda de artesanato indígena. Entre as etnias que estarão presentes estão: Bororo, Xavante, Kuikuro, Carajá e Bakairi.

"Diversidade Indígena na Copa do Pantanal" é o tema que será trabalhado nesta edição. O objetivo do evento é destacar a importância dos povos indígenas nesse momento de grande importância para o esporte mundial. Em Mato Grosso os povos indígenas representam uma riqueza cultural que atraí brasileiros e estrangeiros de todos os cantos do mundo. Para a coordenadora do Museu, Suzana Hirooka, "neste momento de preparativos para a Copa, o Encontro pretende trazer a tona ideias, perspectivas e oportunidades para os povos indígenas neste momento histórico da Copa 2014".

O V Encontro Indígena é um evento aberto ao público geral e conta principalmente com a presença em massa de estudantes de escolas da capital, interior e universitários. De acordo com Suzana Hirooka, no ano passado aproximadamente 800 alunos participaram do evento. "A expectativa para este ano é de 1000 alunos visitem e participem das atividades", comenta.

Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais e ter contato direto com algumas das etnias indígenas de Mato Grosso, o Museu de Pré História Casa Dom Aquino fica na Avenida Beira Rio, de frente ao estacionamento da UNIC. A entrada para participar do Encontro Indígena é um quilo de alimento não perecível ou produtos de higiene.

A educação, a cultura, a pesquisa e a inclusão social são os principais

objetivos do museu e a sua missão é transmitir conhecimentos arqueológicos, paleontológicos e sobre a cultura indígena aos cidadãos de todas as classes sociais e de diferentes áreas do conhecimento. O intuito é incentivar a preservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos, bem como do território indígena e do meio ambiente.

SOBRE O MUSEU DE PRÉ HISTÓRIA CASA DOM AQUINO

A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres de Mato Grosso - Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. Ela abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, que foi inaugurado em dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).

O Museu abriga um importante acervo de materiais arqueológicos e paleontológicos do Estado de Mato Grosso. Entre as peças a maior atração para o público está a réplica do Dinossauro encontrado em Chapada dos Guimarães. Além disso, quem visitar o museu poderá conferir também a exposição permanente, que está dividida em arqueologia e paleontologia.

A paleontológica inclui os fósseis do estado de Mato Grosso organizados de forma cronológica representando a evolução biológica através das eras geológicas possuindo desde fósseis de estromatólitos do pré-cambriano, de dinossauros (Sauropoda) do mesozóico até fosseis de extinções recentes como preguiças (Eremotherium laurillardi) e tatu gigantes (Pampatherium humboldti) do final do quaternário.

Já a exposição arqueológica está dividida em pré-histórica e histórica tendo na primeira, artefatos produzidos pelo homem pré-histórico, como: machadinhas, ponta de lança e cerâmicas; e na segunda artefatos dos séculos XVIII e XIX como: fragmentos de cerâmicas neo-brasileiras e de faianças finas, vidros, instrumentos de ferro e moedas.

SERVIÇO:
O QUE: V Encontro Indígena de Mato Grosso
LOCAL: Museu de Pré História Casa Dom Aquino, localizado na Avenida Beira Rio – em frente ao estacionamento da Unic
DATA: 16 a 19 de abril
HORÁRIO: a partir das 8h às 17h30
ENTRADA: um quilo de alimento não perecível ou produto de higiene
MAIS INFORMAÇÕES: (65) 3613-9290

Fonte: www.diariodecuiaba.com.br

Ariane Laura
Da Redação