Museu do Índio e MAST lançam exposição virtual que reúne desenhos e textos produzidos por crianças e adolescentes indígenas
Começa no dia 22 de janeiro de 2021, às 15h, a exposição virtual “Os Céus dos Povos Originários”. Organizada pelo Museu do Índio em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a mostra virtual apresenta a diversidade de olhares e percepções sobre o céu da perspectiva de crianças e adolescentes indígenas com idade entre 5 e 15 anos, reunindo desenhos, pinturas e colagens criados por elas durante a pandemia. Após a abertura no site do MAST, a exposição virtual segue disponível por tempo indeterminado.
Os participantes da exposição são jovens de doze diferentes povos, situados em nove Estados brasileiros: Fulni-ô (Pernambuco), Guarani Mbya (São Paulo), Guarani Nhandeva (Rio de Janeiro), Guarani Kaiowa (Mato Grosso do Sul), Puri da Mantiqueira (Rio de Janeiro), Manoki e Timbira (Mato Groso), Tingui-Botó (Alagoas), Tupiniquim (Espírito Santo), Tabajara e Tapuio-Itamaraty (Piauí), Kariri (São Paulo e Ceará) e Pitaguary (Ceará).
O material que compõe a mostra reúne trinta trabalhos recebidos pelo Museu do Índio e pelo MAST entre os meses de setembro e outubro de 2020 através de uma chamada pública.
As variadas relações entre os povos originários e o universo celeste apresentadas através dos textos e imagens que integram a exposição convidam o observador a experimentar parte dos mundos que a diversidade étnica existente no país abriga.
Serviço
Mostra Virtual “Os Céus dos Povos Originários”
Data: A partir de 22 de janeiro de 2021, às 15h.
Site: http://mast.br/ceus-originarios/